quarta-feira, 27 de julho de 2011

Laptite, o mal de quem usa notebook





 


Com certeza você já ouviu falar de tendinite, bursite, amigdalite ou sinusite. Mas o novo “ite” que atinge a população mundial chama-se laptite. A criação do termo não está ligada a uma nova reação inflamatória.


 A laptite manifesta-se pelo uso excessivo dos laptops ou notebooks em substituição aos computadores tradicionais. Segundo o ortopedista Marcus Vinícius Galvão Amaral, especialista do centro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro, a disposição espacial do laptop acentua as deformidades posturais e traz danos às articulações dos membros superiores.


 “O fato do monitor e o teclado serem acoplados prejudica a postura e pode causar lesões, gerando dores nos ombros, cotovelos, punhos e coluna”.Pesquisas recentes revelam que os computadores convencionais estão sendo substituídos pelos laptops no uso doméstico, devido à facilidade que oferecem, como mobilidade e portabilidade. 


Em algumas empresas, também ocorre esta mudança, com a justificativa de facilitar a vida dos funcionários e aumentar sua autonomia. Para não abrir mão da praticidade e preservar a saúde é importante observar alguns critérios.


 O uso de acessórios de apoio para aumentar a altura do laptop e manter os olhos na direção da tela ajuda a combater dores no pescoço.


 A opção de plugar um teclado no aparelho possibilita o apoio dos punhos e dá mais conforto na digitação. Manter a coluna ereta é primordial, buscando sempre a melhor ergonomia. 


“Além disso, é importante ter bom alongamento, a fim de proporcionar condicionamento postural. Isso é conquistado através de atividades físicas e controle do peso corporal”, explica o especialista.


 Fazer algumas pausas para esticar o corpo também ajuda bastante na prevenção de lesões. Atenção ainda aos tablets, que devem ficar apoiados em mesas para não causar dores nos punhos e nos dedos.


 “Adaptar às novas tecnologias ao nosso conforto é o que dá sentido à modernidade, portanto preserve sua saúde”, aconselha Marcus Vinícius. 

Nenhum comentário: