Hoje o assunto é muito importante e direcionado aos atletas que praticam atividades de longa duração e de grande intensidade como ironman, corrida de aventura, maratonas e até ultramaratonas.
Sabemos que durante qualquer atividade física que envolva contração muscular, muitas fibras podem ser destruídas, liberando na corrente sanguínea, pigmentos denominados miosina ou creatina-fosfoquinase.
Portanto consegue-se fazer uma correlação entre essa quantidade e a intensidade da atividade física. Quanto maior a concentração no sangue, maior a atividade.
Se esta exagerada destruição muscular, for associada à desidratação você pode ter uma insuficiência renal conhecida como miólise.
A paralisação dos rins é grave, sendo necessário iniciar a retirada de toxinas no sangue através de uma técnica conhecida como diálise.
Já presenciei esta situação e por este motivo peço atenção redobrada neste verão com seus treinos longos ou até participação em provas. Hidrate-se e respeite seus limites, são duas regras básicas que nunca podemos esquecer.
Bons treinos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário