No dia 15 de agosto, Dia da Gestante, preparamos um pequeno guia para auxiliar você mamãe, durante este período tão único e especial. Durante a gestação, o cuidado com a sua rotina deve ser redobrado. Agora você não está mais sozinha, existe um bebêzinho formando-se aí dentro, e a sua saúde é a saúde dele. A sua vida deve ser reformulada por completo, dando uma maior atenção aos seus hábitos, a sua alimentação e aos cuidados com o corpo. Fique atenta as dicas, para ter uma gestação mais saudável, segura e tranquila.
Alimentação
Como todos já sabem, a alimentação da mãe é essencial para o desenvolvimento correto e saudável do bebê. Além disso, uma boa alimentação ajuda na prevenção de doenças que podem aparecer a longo prazo nas mamães e nos bebês. Segundo estudos científicos, muitas doenças crônico-degenerativas têm seu início durante o desenvolvimento do feto.
Comer em dobro não, mas comer a quantidade correta para alimentar você e o seu bebê. O consumo de calorias, vitaminas e minerais deve aumentar durante a gestação, mas é claro, na medida certa. Procure inserir nas suas refeições diárias nozes e castanhas, elas contém omega6, que ajuda no desenvolvimento do bebê e na formação do cérebro dele. Tome cuidado com alimentos ricos em açucar, como óleos e gorduras, eles devem ser ingeridos com moderação. Fique atenta para o consumo de sal e de alimentos indigestos como a melancia, o pepino e a pimenta, eles devem ser evitados. Já bebidas como café, coca-cola e alcoólicas não devem ser consumidos em hipótese alguma. Procure fazer uma média de seis a oito refeições diárias, de duas em duas horas. Ficar muito tempo sem comer prejudica a gestação e favorece a formação de corpos cetônicos, substâncias químicas produzidas pela decomposição das gorduras que causam efeitos danosos ao feto. Aumente o número de frutas, legumes e verduras que você ingere, e não esqueça de tomar bastante líquidos. Água, sucos, chás, água de coco, todos eles são ótimos, e ajudam a prevenir a desidratação, a prisão de ventre e as infecções no trato urinário.
Rotina
Mamãe a sua rotina também vai sofrer algumas alterações, mas nada que seja preocupante. As emoções vão ficar inconstantes, você vai sentir algumas dúvidas com relação ao sexo durante este período e o seu sono também vai merecer cuidados especiais. Devido a ação dos hormônios, o humor durante a gestação pode oscilar bastante, mas não se preocupe, isso passa rápido. Você pode sentir um aumento de insegurança e ansiedade, é normal em situações novas. Ficar mais sensível, apreensiva e chorosa também é normal, vários hormônios estão ebulição dentro de você, não se cobre. Com relação ao sexo, é normal que durante os três primeiros meses da gestação você fique mais apreensiva. A libido pode diminuir, e a decorrência de náuseas, vômitos, cansaço e seios doloridos também atrapalham. A partir do segundo trimestre, esses incômodos passam, e a libido volta com força total. Quebre barreiras inexistentes, o sexo não prejudica a saúde do bebê, e é muito importante para mãe, durante todo período.
Exercícios
A gravidez não é desculpa para parar com os exercícios físicos ou não pratica-los. Desde que aplicado de forma correta e orientado por profissionais, as atividades físicas durante a gestação são ótimas para a saúde da mãe e da criança. A prática de exercícios durante este período, ajuda na liberação de endorfina, um hormônio que alivia sintomas comuns durante a gravidez como estresse, oscilação de humor e as dores no corpo. Realizar atividades físicas regularmente ajuda a tonificar os músculos e corrigir a postura, diminuindo a tensão nas articulações.
LEMBRE-SE as consultas ao médico devem ser regulares para o bom acompanhamento do crescimento do bebê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário