segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Música na hora de exercício depende do seu objetivo


exercícios com musicaEscutar música durante a prática de exercícios físicos é benéfico ou prejudicial? 
Essa pergunta levanta discussões acaloradas entre especialistas e amantes de atividades físicas, porém não possui uma resposta precisa. A resposta, na verdade, depende do seu objetivo.
Estudos realizados por pesquisadores mostram que, em atividades de resistência, a música pode ser bastante benéfica. Os testes mostraram que, como o cérebro tende a prestar mais atenção em apenas uma única coisa de cada vez, focar na música pode fazer ocorpo esquecer um pouco o cansaço. Isso é ideal para quem está praticando atividades de longa duração, como corrida, caminhada ou ciclismo.
Por outro lado, quem está fazendo atividades físicas para relaxar, sair um pouco do estresse e ganhar mais consciência do próprio corpo deve experimentar exercitar-se em um ambiente silencioso.
Atividades de alongamento, yoga, exercícios de força com o próprio peso do corpo e outras são ideais para um ambiente sem barulhos, mesmo que seja de música. Isso vale muito também para atividades ao ar livre.
Em resumo, deve-se procurar a maneira em que você se sinta melhor para praticar o exercício. Como dizemos sempre aqui no blog, exercitar-se deve ser algo prazeroso e não tedioso nem muito menos torturante.

Nenhum comentário: