segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A foto que falta nas comparações do antes e o depois


A técnica de usar fotos de Antes e Depois para algum tratamento de beleza é recorrente, por um motivo simples: funciona. Existem casos, entretanto, em que as fotos do meio, do “durante”, fazem falta.
Um exemplo clássico são programas de ganho de massa muscular. É muito difícil obter grandes ganhos de massa muscular sem adquirir um pouco de gordura  no caminho. Mas quando vemos as fotos de Antes e Depois, geralmente temos um homem ou uma mulher mirradinho na foto inicial e alguém maior e mais bem definido na foto final.
O que acontece, na verdade, para a grande maioria dos casos, é que o ganho de massa muscular ocorre em duas fases: uma de ganho propriamente dita, chamada de “bulk” pelos especialistas, e outra de definição, chamada de “cut”.
Essa foto do meio, em que a pessoa tem mais massa muscular, porém também mais gordura, quase nunca aparece nas propagandas de programas de condicionamento físico.
A tática é a seguinte: alguns meses construindo massa muscular, sem se preocupar tanto com o percentual de gordura, desde que ele esteja em níveis saudáveis. Depois, uma fase com mais exercícios aeróbicos e uma alimentação mais rígida para baixar o percentual de gordura para níveis menores – às vezes até na casa de um dígito – e assim retirar da frente dos músculos a gordura que o encobre. O resultado é a exibição dos músculos construídos, mas que antes estavam um pouco ocultos pela gordura.
Há como ganhar massa muscular mantendo sempre o percentual de gordura lá embaixo? Sim, porém leva muito mais tempo e depende de uma genética mais bondosa e de um controle muito maior na alimentação e nos treinos. O modo “bulk and cut” é o mais usado e mais aconselhado.
Lembre-se sempre de obter orientação de um profissional de educação física e de um nutricionista para qualquer tipo de programa de condicionamento físico.
A NIPOMED TEM NUTRICIONISTA QUE LHE ATENDE EM CASA

Nenhum comentário: