quarta-feira, 27 de julho de 2011

Laptite, o mal de quem usa notebook





 


Com certeza você já ouviu falar de tendinite, bursite, amigdalite ou sinusite. Mas o novo “ite” que atinge a população mundial chama-se laptite. A criação do termo não está ligada a uma nova reação inflamatória.


 A laptite manifesta-se pelo uso excessivo dos laptops ou notebooks em substituição aos computadores tradicionais. Segundo o ortopedista Marcus Vinícius Galvão Amaral, especialista do centro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro, a disposição espacial do laptop acentua as deformidades posturais e traz danos às articulações dos membros superiores.


 “O fato do monitor e o teclado serem acoplados prejudica a postura e pode causar lesões, gerando dores nos ombros, cotovelos, punhos e coluna”.Pesquisas recentes revelam que os computadores convencionais estão sendo substituídos pelos laptops no uso doméstico, devido à facilidade que oferecem, como mobilidade e portabilidade. 


Em algumas empresas, também ocorre esta mudança, com a justificativa de facilitar a vida dos funcionários e aumentar sua autonomia. Para não abrir mão da praticidade e preservar a saúde é importante observar alguns critérios.


 O uso de acessórios de apoio para aumentar a altura do laptop e manter os olhos na direção da tela ajuda a combater dores no pescoço.


 A opção de plugar um teclado no aparelho possibilita o apoio dos punhos e dá mais conforto na digitação. Manter a coluna ereta é primordial, buscando sempre a melhor ergonomia. 


“Além disso, é importante ter bom alongamento, a fim de proporcionar condicionamento postural. Isso é conquistado através de atividades físicas e controle do peso corporal”, explica o especialista.


 Fazer algumas pausas para esticar o corpo também ajuda bastante na prevenção de lesões. Atenção ainda aos tablets, que devem ficar apoiados em mesas para não causar dores nos punhos e nos dedos.


 “Adaptar às novas tecnologias ao nosso conforto é o que dá sentido à modernidade, portanto preserve sua saúde”, aconselha Marcus Vinícius. 

Olhar de Vampiro ???????



As olheiras podem ser causadas por muitas razões e as classificações também são variadas. São marcas na parte inferior dos olhos, que nos deixam com o olhar cansado e com aparência de mais velhos do que na realidade somos. 

A dermatologista Carolina Ferolla explica os principais tipos e tratamentos.  Constitucionais são olheiras acastanhadas e fundas caracterizadas pela anatomia da face. 

O globo ocular fica alojado em um orifício que, neste caso, é anatomicamente mais profundo e recoberto por uma pele muito fina que permite transparecer a sombra da cavidade. Muito comum nas etnias indiana e árabe. Os tratamentos para clarear e suavizar olheiras desse tipo são geralmente lentos e apresentam resultados pouco perceptíveis. 

O tratamento com Laser (luz intensa pulsada) e preenchimento com ácido hialurônico pode ser uma boa opção para este caso. Melânicas: olheiras acastanhadas causadas pelo acúmulo de melanina (pigmento que fornece o tom a pele), que por sua vez é desencadeado pelo excesso de sol ou estímulo hormonal. 

Os tratamentos que favorecem a despiguimentação apresentam bons resultados no clareamento e suavização desse tipo de olheiras.

Sanguíneas: olheiras arroxeadas causadas por acúmulo de hemoglobina (pigmento sanguíneo) ou produtos de sua degradação (bilirrubina, biliverdina e ferro). 

Os tratamentos que favorecem a micro-circulação e agem como quelantes de ferro apresentam bons resultados no clareamento e suavização desse tipo de olheiras.Vasculares: olheiras azuladas causadas por excesso de retenção de fluidos. 

Tendem a agravar-se em situações de stress e cansaço, quando a circulação sanguínea da região torna-se parcialmente comprometida. 

Os tratamentos que favorecem a micro-circulação apresentam bons resultados no clareamento e suavização desse tipo de olheiras.

Alguns fatores externos ao nosso organismo, também podem causar as olheiras, são eles: o sol, alguns remédios, o álcool e o sal em excesso nas comidas. 

Carolina esclarece que, apesar de haver muitos tratamentos, as olheiras não são 100% curáveis, só em casos cirúrgicos se pode afirmar que desaparecerão definitivamente. 

Os outros tratamentos necessitam ser repetidos após seis meses. 

Sustentabilidade

Imagine se você pudesse enterrar tudo que não usa mais, como um par de tênis velho, por exemplo. E se, ao ser enterrado, se transformasse em lindas flores silvestres?
Por incrível que pareça isso já é possível. E, pensando em sustentabilidade na indústria da moda, a OAT Shoescriou tênis biodegradáveis, fabricados com cânhamo, cortiça, algodão biológico, plásticos biodegradáveis, lixívia sem cloro e outros materiais amigos do meio ambiente. Que, além disso, quando enterrados, dão flores!
Os tênis demoram em média 6 meses para se biodegradarem totalmente. Mas, segundo o fabricante, bastam apenas alguns dias enterrados para que as flores silvestres apareçam.
Imagem: OAT Shoes
Nem sempre é fácil fazer escolhas verdes. Optar pela consciência ecológica, muitas vezes, significa ter de fazer concessões na aparência, funcionalidade, preço ou conveniência. Geralmente, quando se compra sapatos, não se leva em conta as implicações éticas e sustentáveis, mas sim, a beleza e o conforto. Então para aqueles que gostam de unir estilo e consciência ambiental essa novidade mostra que muitos dos nossos costumes podem se tornar ecologicamente corretos.
Para quem se interessou em ter o seu tênis enterrado no jardim, os sapatos OAT ainda não podem ser encontrados no Brasil. Somente em lojas na Holanda, Bélgica e para entrega dentro da Europa, através da loja virtual. Os tênis são unisex e custam por volta de €140,00.

Bônus extra Ligue e comprove

Faça e/ou indique alguém e este venha a concluir um plano NOVO de saúde ganhe R$ 50,00 crédito em conta ou entrega pessoalmente.

Clientes novos ganha vale consulta OFTALMOLÓGICA e um CHECK-UP.

ligue e comprove.

Mitos e Verdades sobre espinha

Chocolate dá espinhas? Esta é a principal dúvida que se houve a respeito de um problema que estampa o rosto de muitas pessoas, principalmente, durante a puberdade.
Por volta de 90 % dos adolescentes apresentam as indesejáveis espinhas. A acne ocorre quando há fechamento dos poros, aumento da produção e alteração da composição do sebo e consequente proliferação bacteriana.
Jovens com tendência genética podem sofrer dias, meses e até mesmo anos por causa de espinhas e cravos, tentar milhões de fórmulas para combatê-los e ainda ter queda de autoestima.
Segundo a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, o processo de formação e seu aparecimento começam nessa fase, porque os hormônios influenciam na produção das glândulas sebáceas.
É possível tomar mais alguns cuidados que ajudam a atenuar a gravidade do caso. Annia fala sobre mitos e verdade desse incômodo:
Acne é coisa só de adolescente: Mito. Após a puberdade, a acne pode aparecer em qualquer etapa da vida do ser humano, pois depende do estímulo hormonal de cada pessoa e da produção das glândulas sebáceas, além de outros motivos. Algumas mulheres têm alteração hormonal resultante de ovário policístico e é importante diagnosticar o quanto antes.
Existem tratamentos que podem acabar com a acne para sempreVerdade. Alguns métodos podem acabar com o problema de vez. Todos eles precisam ser indicados pelo médico e a chance de cura chega a 85%. Mas é importante o diagnóstico de um especialista, pois os tratamentos variam de pessoa para pessoa.
Comer chocolate dá espinhasMito. “Estudos recentes mostram que uma dieta rica em carboidratos de alto índice glicêmico – como doces, pães e biscoitos – levam a uma alteração na resistência à insulina, o que estimularia o aparecimento da acne. Entretanto, essa relação é hormonal e indireta, pois a gordura que comemos não vai para a pele”, ressalta.
A acne pode durar a vida inteira: Verdade. “Homens e mulheres podem desenvolver acne de todos os tipos e em qualquer idade após a adolescência. Por isso é indicado tratá-las sempre, para evitar que ela deixe cicatrizes no corpo, principalmente no rosto.
Qualquer creme ou gel anti-acne resolve o problema: Mito. O uso de produtos oleosos como cremes e filtros solares não adequados promovem o aparecimento ou pioram o quadro de acne. São indicados géis com ácidos salicílico, retinóico e glicólico, sob orientação do dermatologista. Para a limpeza, deve-se usar sabonetes desengordurantes, mas não em excesso.
Apertar a espinha pode causar danos irreversíveis na pele: Verdade. Ao apertar a espinha, corre-se o risco de aumentar a inflamação e deixar uma cicatriz ainda maior que pode ser permanente.
*Dra. Annia Cordeiro Lourenço é Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1995, fez residência em Dermatologia na Santa Casa de Curitiba e especialização na mesma área na Sociedade Brasileira de Dermatologia. Atualmente, atende em seu consultório.

Pílula anticoncepcional masculina mostra-se eficaz em testes

Cientistas e alternativas diferentes já foram pesquisadas e estamos, até o momento, sem um método de controle de natalidade para os homens (tirando preservativos, claro) semelhante aos desenvolvidos para as mulheres.
O mais recente concorrente a funcionar é uma pílula masculina, criada por um cientista israelense que diz ter desenvolvido um composto que inibe temporariamente a capacidade reprodutiva do esperma.
Haim Breitbart da Universidade Bar-Ilan, em Tel Aviv, desenvolveu a droga chamada por ele de Bright Pill, depois de descobrir algumas mudanças bioquímicas importantes que acontecem ao esperma após entrar no trato reprodutivo feminino.
O teste feito em camundongos, mostrou que aqueles que receberam uma dose baixa do composto permaneceram estéreis por um mês. Os que receberam uma dose mais elevada ficaram estéreis por três meses. Mas o mais importante: seus impulsos sexuais permanecem estáveis e a fertilidade volta ao normal. Também não teriam que ingerir o composto todos os dias, como as mulheres.

Os mitos e as verdades quando o assunto são as unhas

Muitas mulheres possuem crenças sobre o que se pode ou não fazer para as unhas crescerem mais fortes, bonitas e saudáveis. Mas existem muitas crenças que não passam de mito. Para tirar algumas das dúvidas a respeito da saúde das unhas, o farmacêutico especializado em cosmética, Dr. Paulo Henrique Lucas, respondeu a 11 questões que as mulheres costumam acreditar.
1. Pintar as unhas com esmaltes escuros as deixam escuras.
Mito. Na verdade, o que deixa as unhas escuras são algumas substâncias presentes na maioria dos esmaltes convencionais como o formaldeído, o tolueno e o benzeno, que agridem as unhas, as tingindo gradativamente, conforme o uso destes esmaltes.
2. Cortar as unhas ao invés de lixá-las faz com que elas fiquem mais fracas e quebradiças.
Mito. Cortar ou lixar as unhas não interfere na saúde das mesmas já que este processo não é feito em sua matriz, mas sim na extremidade da unha, quando ela já passou por toda a sua fase de crescimento.
3. Para obter melhor resultado, as unhas devem sempre ser cortadas onde começa a “carne”.
Mito. Esta parte debaixo da unha nada mais é que uma proteção. Cortando rente a ela, a unha pode sofrer alguns danos, como o descolamento, ou até, ser machucada. O certo é deixar uma pequena parte da unha para cima, para que esta proteção continue ativa.
4. Não se pode tirar o esmalte com acetona, pois danifica a unha.
Verdade. A acetona é uma substancia muito agressiva, que em contato com a unha a deixa cada vez mais fraca e esbranquiçada. O correto é usar removedores sem acetona que não agridem e/ou ressecam as unhas.
5. Esmaltes escuros fortalecem e aceleram o crescimento das unhas.
Mito. Os esmaltes escuros não contêm nenhuma substância que possa fortalecer a unha. As substâncias encontradas em esmaltes comuns como o formaldeído (tóxico), o tolueno e o benzeno (solventes agressivos) fazem o trabalho contrário. Além de enfraquecerem, são perigosas para as pessoas mais sensíveis nesta área. Antes de comprar algum vidrinho de esmalte, confira se o mesmo é livre destas químicas. E caso ocorra alguma alergia, antes de qualquer coisa, o melhor é procurar um médico, pois ele fará testes que irão dizer qual foi realmente o problema.
6. O correto é deixar as unhas sem esmalte para que ela possa “respirar”.
Mito. As unhas são constituídas por células mortas de queratina, sendo assim, ela não tem necessidade de “respirar”. O que pode ocorrer é o ressecamento e enfraquecimento das unhas em virtude do uso contínuo de esmaltes convencionais que possuem tolueno, benzeno e formaldeído (agressivos às unhas). Para o bem da saúde das unhas, é sempre bom optar por linhas de esmaltes que não agridam as unhas e que são livres destas substâncias tóxicas. Utilizando esses esmaltes é possível esmaltar as unhas todos os dias sem intervalos e sem causar problemas.
7. Não se pode tirar a cutícula, o correto é empurrá-la.
Verdade. A cutícula é uma pele que se sobrepõe à unha, agindo como uma proteção natural contra bactérias e fungos. Removendo-a, a unha se torna suscetível a tais problemas.
8. É possível contrair hepatite fazendo as unhas.
Verdade. Se todas as prevenções necessárias não forem tomadas, a possibilidade de contrair a doença é grande. Além de higienizar o material, é necessário esterilizá-lo de forma correta. O mais eficaz é ter o seu próprio kit de manicure e levá-lo sempre que for fazer as unhas.
9. Para as pessoas que são alérgicas, pode-se passar uma base hipoalergênica e qualquer outro esmalte por cima.
Mito. A base hipoalergênica não garante que será feita uma película ou filme sobre a unha que impeça que o suposto esmalte convencional não irá entrar em contato com a unha e causar alergia.
10. Manter as unhas sempre úmidas pode causar doenças.
Verdade. A umidade excessiva favorece o surgimento de micoses como o “unheiro”. O correto é evitar deixar as mãos úmidas por muito tempo. Quem trabalha expondo frequentemente as mãos e unhas à água deve manter as mãos bem secas após o término da sua atividade para evitar ataques de fungos e bactérias que podem levar a doenças.
11. O formato das unhas facilita que as mesmas encravem ou se lasquem com mais facilidade.
Verdade. As unhas dos pés preferencialmente devem ter o formato quadrado para impedir que elas encravem. O uso de sapatos apertados contribui para o surgimento de unhas encravadas. Já o formato oval é ideal para unhas das mãos que são habitualmente fracas e quebradiças, pois unhas nesse formato “quebram” com menos facilidade.
Atenção ao seu esmalte
Em abril deste ano a Proteste testou esmaltes e constatou que substâncias prejudiciais à saúde estão presentes na maioria deles. As pesquisas revelaram que alguns dos produtos mais vendidos do país contêm ingredientes que podem provocar não apenas alergias, mas também câncer.
Em geral, os esmaltes trazem vários componentes que podem ser prejudiciais à saúde. As substâncias analisadas foram: dibutyl phtalate (banido em cosméticos, inclusive esmaltes, em toda a Europa), nitrotoluene, toluene e furfural (compostos comprovadamente cancerígenos).
No caso do dibutyl phtalate e do nitrotoluene, não são mencionados na legislação brasileira. Já toluene e furfural não possuem limites para o uso. Analisando pelas normas europeias, a quantidade máxima permitida de toluene é de 25% (250.000 mg/kg) e a de furfural, 360 mg/kg.
Segundo as conclusões da pesquisa, os únicos produtos brasileiros que poderiam ser comercializados nos países europeus são os da Colorama e os hipoalergênicos da Risqué. Já os produtos da Impala (inclusive os da linha hipoalergênica) apresentaram dibutylphtalate e toluene em concentrações muito altas, e os produtos tradicionais da Risqué revelaram nirotoluene e toluene em grandes quantidades.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

8 dicas para sair mais bonita em fotos Truques para você valorizar sua beleza, caprichar na pose e sair linda nas fotos



Se você vive fugindo das câmeras nas festas, casamentos, formaturas, nas reuniões entre amigos ou família porque acha que não sai bem nas fotos, temos uma boa notícia. Com alguns truques dá para esconder os defeitinhos e encarar os cliques sem medo.
Confira 8 dicas para sair mais bonita em fotos e capriche na pose. Quem sabe você não se anima para um ensaio fotográfico.

1 – Melhor ângulo

Até as modelos mais famosas têm o melhor ângulo para ser fotografado. Portanto, o primeiro desafio é descobrir qual é o seu. Experimente em frente ao espelho diversas posições até encontrar uma em que seu corpo e rosto fiquem mais harmônicos e tente imitá-las na hora dos cliques.
2 – Sorriso
Uma das grandes dúvidas de como sair mais bonita em fotos é sobre como deve ser o sorriso. A principal dica é manter um sorriso natural e espontâneo, nada de sorriso amarelo. As suas fotos sairão bem melhores se você parecer feliz e descontraída do que com um sorriso forçado.

3 – Maquiagem na medida certa

Se você vai fazer fotos em estúdio, usar uma boa maquiagem é essencial. Mas pegue leve, pois os exageros ficam bem evidentes nas fotos. Prefira uma maquiagem básica, com base e corretivo para cobrir as olheiras e outras imperfeições da pele, máscara para cílios para valorizar o olhar e na boca, aposte no gloss. Cuidado também com a oleosidade da pele, sair “brilhando” nas fotos não é legal.

4 – Disfarce a barriguinha

Para esconder a saliência, prender o ar e encolher a barriga até o flash ser disparado não é a melhor solução. A dica é valorizar seus pontos fortes e esconder o que você não quer mostrar. No caso da barriguinha, usar uma blusa mais larga e que não marque tanto o corpo pode ser uma opção. Evitar fotos de perfil também ajuda, mostrando o corpo de lado a barriga aparece mais.

6 – Esconda a papada

Enquanto para algumas mulheres a vilã é a barriguinha, para outras o incômodo está no excesso de pele logo abaixo do queixo. Para disfarçar a papada, é só colocar o pescoço um pouco mais para frente do corpo e deixar os ombros sempre relaxados. Outra forma de dar um jeito na terrível papada e sair mais bonita nas fotos é fugir do ângulo de baixo para cima. A câmera posicionada de cima para baixo gera melhores resultados.

7 – Luz

A luz errada pode acabar com uma foto. Evite ficar parada debaixo de uma luz muito forte, pois ela é capaz de deformar seu rosto e corpo nas fotos. Não há luz mais bonita que a luz do sol. Sempre que puder, aproveite a luz natural.

8 – Capriche na pose

Se você já passou da adolescência e ainda aparece fazendo biquinho nas fotos está na hora de mudar a pose. Cuidado com as poses para fotos que você escolhe, elas podem acabar refletindo uma atitude infantil. O importante é que você pareça confortável com o momento

5 dicas para ter uma pele bonita depois dos 40



Uma das maiores preocupações femininas é o envelhecimento. Rugas e outros sinais da idade são um verdadeiro tormento na vida de muitas mulheres, até mesmo das mais jovens.

Porém, enquanto ainda não existe um método que interrompa este processo, quem deseja retardar os sinais de que a melhor idade está chegando pode contar com alguns cuidados para manter a pele bonita depois dos 40

Por isso, selecionamos 5 dicas que ajudam a manter a jovialidade da pele por mais tempo:

1 – Importância da água para a pele

Beber a quantidade certa de água ajuda na absorção dos nutrientes que a pele necessita para ficar sempre saudável. A água também é uma grande aliada na hidratação da pele, o que é extremamente essencial para que ela tenha um aspecto jovem. 

O consumo de água também auxilia no processo de eliminação das toxinas do organismo e impede que elas se acumulem, deixando a pele mais bonita. O consumo ideal de água por dia é de 8 copos ou 2 litros.

2 – Alimentação adequada

Para diminuir os sinais de envelhecimento da pele, é importante recuperar os nutrientes perdidos neste processo, o que pode ser feito através de uma alimentação saudável e balanceada. Recomenda-se o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, pois são estes nutrientes que combatem a ação dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Os antioxidantes podem ser encontrados nas verduras de folhas verdes e escuras, nas frutas vermelhas, roxas e nas leguminosas. Além de conter os antioxidantes necessários, alguns desses alimentos contém fibras que auxiliam o bom funcionamento do intestino e vitaminas C e E, que têm ação anti-envelhecimento.

As proteínas, por sua vez, estimulam a produção de colágeno em quantidade necessária para a manutenção da firmeza dos tecidos da pele. Carnes magras como de frango e peixe são ótimas opções para o consumo de proteínas. A gelatina também é rica em proteína, mas não pode ser a única fonte deste nutriente em sua dieta.

3 – Hidratante e filtro solar

Conforme a pele envelhece, ela fica menos hidratada, o colágeno também diminui e é aí que as rugas e a flacidez aparecem. Para diminuir os efeitos do envelhecimento na pele, é importante manter a hidratação com cremes, óleos e loções.

Além disso, o uso do filtro solar também é crucial para manter a pele jovem. Uma boa opção é usar cremes hidratantes que contenham filtro solar e se expor o mínimo possível aos raios solares.

4 – Cosméticos antienvelhecimento

Os cosméticos antiidade são importantes para diminuir os sinais do envelhecimento, pois fornecem as vitaminas e proteínas necessárias para a recuperação da beleza e vivacidade da pele. 

Os tratamentos antienvelhecimento, também conhecidos como anti-aging, estimulam a produção de colágeno e nutrem a pele deixando-a com aspecto mais jovial. Esses tratamentos devem ser feitos sob orientação de um dermatologista.

5 – Aplicação de botox

Os tratamentos antienvelhecimento naturais são mais extensos e seus resultados podem aparecer a longo prazo. Porém, quem quer recorrer a uma alternativa mais rápida pode contar com a aplicação do botox

O botox relaxa a musculatura e diminui as rugas, além de evitar a contração excessiva dos músculos. Em geral, a reaplicação do botoxdeve ser feita entre três e seis meses após a última sessão.

Vale ressaltar que é imprescindível tentar sempre manter uma alimentação em nutrientes que a pele precisa, beber bastante água e proteger a pele dos raios solares.

Tratamentos com cremes rejuvenescedores e a aplicação de botox podem ser alternativas mais fáceis, mas se combinadas com os cuidados naturais, seus efeitos podem ser ainda melhores e mais visíveis.


Se precisar uma cirurgia plástica a "NIPOMED" facilita pra você.