Atenção: antes de começar os exercícios,leia nossa matéria sobre os cuidados que você deve ter antes de se exercitar enquanto estiver grávida e tire todas as suas dúvidas.
Os exercícios são importantes, pois facilitam o trabalho de parto. Além disso, conservam o corpo da mulher, evitam dores nas costas, a formação de culotes ou flacidez e melhoram a circulação. Quando a grávida pratica exercícios tem maior facilidade para recuperar o peso depois do parto.
Porém, algumas mulheres têm restrições quanto à prática, principalmente as que apresentam quadros de anemia, sangramento, diabéticas, hipertensas ou que já tiveram parto prematuro em uma gravidez anterior. É muito importante que seu médico libere a realização dos exercícios e faça o acompanhamento do tipo de treino.
Exercícios:
Cócoras - com ele, a mulher aprende a controlar o músculo da pélvis e obter o relaxamento na hora certa do parto
- Nesta posição, a grávida deve contrair e relaxar a pélvis, como se estivesse segurando a urina. A atividade também permite que o feto deslize melhor no momento do nascimento.
Contração da pélvis - essa atividade ajuda a posicionar o bebê corretamente
- Com mãos e joelhos no chão, a gestante deve fazer o mesmo tipo de esforço que o exercício de cócoras.
Ponte: ajuda a evitar dor nas costas e no nervo ciático (no quadril), que costuma incomodar as gestantes. Evita parto prematuro.
Sapinho: bom para fortalecer os músculos abdominais e os da pélvis. Ajuda no controle das forças na hora do parto.
Alongamento: para dor nas costas
- Sentada, a mulher coloca as pernas abertas para a lateral e alonga para os dois lados e para frente.
Além desses exercícios outras atividades como, caminhada sem muito esforço físico, hidroginástica, natação e bicicleta (ergométrica) são recomendadas.
Em contrapartida, evite esportes competitivos, como basquete, vôlei, futebol etc. Durante a gravidez, devido às ações hormonais e à retenção de líquidos, as articulações ficam mais frágeis. Por isso, a grávida deve evitar exercícios de alto-impacto como a aeróbica.
Acesse o site http://www.nipomedbr.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário