segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sinta-se bem vá de bike


No próximo dia 22 de setembro, vários países estarão pondo em prática mais uma edição do World Carfree Day, ou Dia Mundial Sem Carro. A ação, que começou na Europa no final dos anos 90, ganha adesões a cada ano em que é promovida.
A idéia é que as pessoas deixem o carro em casa durante um dia, geralmente um sábado, e saiam as ruas a pé ou de bicicleta. O movimento pretende ser um manifesto e uma reflexão sobre os problemas causados pelo uso massivo dos automóveis.
Mais do que isso, o World Carfree Day é um convite para a saúde e o bem-estar. Por isso mesmo, a bicicleta aparece como grande vedete do movimento.
 Sinta-se bem pedalando
Benefícios da bicicleta
Pedalar é um exercício aeróbico que traz muitos benefícios para o organismo, incluindo aí a queima de gordura e a melhoria do sistema circulatório. Como ele também é uma forma de deslocamento, você pode fazer bem a você mesmo e ao planeta trocando o carro pela bicicleta.
Vamos fazer uma conta rápida. Se você mora a 15 quilômetros do trabalho, joga no ar cerca de seis quilos de gás carbônico em um só dia para ir e voltar. Se você troca o carro pela bike, em um ano deixou o ar livre de duas toneladas de gás carbônico.
É preciso ter cuidado, entretanto, com a segurança. Como a maioria das cidades no Brasil não tem ciclovia, é preciso respeitar as leis de trânsito e se equipar bem com cotoveleiras e capacete, por exemplo. Pedale sempre no lado direito da rua, nunca pela calçada, e tente ser o mais visível possível, usando roupas claras.
O exercício com a bicicleta ajuda a definir as pernas, trabalhando tanto as coxas quanto as panturrilhas. Em menor grau, também são trabalhados os músculos abdominais inferiores e os tríceps, no braço.
É ou não é muito motivo para você adotar a bicicleta, pelo menos parcialmente?

Nenhum comentário: