segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Alternativas à musculação para o treino de força


Os especialistas são unânimes em afirmar que o segredo da boa saúde consiste em boas noites de sono, alimentação balanceada, boa hidratação e exercícios físicos regulares. Esses exercícios, por sua vez, precisam ser tanto cardiovasculares quanto de resistência.

Os exercícios cardiovasculares servem pra “treinar” seu coração e melhorar o sistema circulatório e a capacidade respiratória. Entram aí toda espécie de exercício aeróbico, incluindo caminhadas, corridas, ciclismo, natação etc.
Os treinamentos de resistência, por sua vez, são aqueles baseados na força, que evitam o atrofiamento dos músculos. Geralmente as pessoas pensam logo em academias e musculação e é aí que os problemas começam.
Muita gente não suporte nem pensar na idéia de pagar para ficar levantando pesos dentro de uma academia. Dessa forma, continuam apenas fazendo suas caminhadas e tendo, portanto, uma rotina de exercícios incompleta.
A boa notícia é que existem sim alternativas à musculação como treinamento de força. A yoga, por exemplo, é uma técnica que força os músculos ao mesmo tempo que os alonga e trabalha a maneira correta de respiração. O pilates também é uma outra forma de exercitar os músculos sem recorrer aos halteres. Quem preferir, pode ainda trabalhar exercícios usando apenas o peso do corpo, fazendo flexões, agachamentos, barras paralelas, argolas etc.
Se você faz exercícios físicos regularmente, parabéns, pois já está dando sinais claros de que se preocupa com o seu bem-estar. O que pedimos agora é que observe se o seu treinamento está completo, unindo exercícios aeróbicos e de força. Fazendo os dois você pode acrescentar alguns anos na sua longevidade e conquistar uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário: