segunda-feira, 4 de julho de 2011


Nada melhor do que chegar em casa do trabalho, depois de muitos problemas, tomar um delicioso banho e dormir como uma criança não é mesmo?

Caso você seja desse tipo de pessoa nossos parabéns, porque nada como uma boa noite de sono para revigorar as energias, além de manter a saúde em dia.

Agora se você não faz parte desse grupo, e sim daquele grupo que tem as temidas insônias, calma, vamos aqui dar algumas dicas para você combater este mal.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerce de mais de 35 milhões de pessoas no Brasil têm o problema, a maioria delas do sexo feminino.

Na verdade a insônia pode atacar mais as mulheres pois elas apresentam uma maior prevalência de doenças que estão associadas à insônia, tais como a ansiedade, a depressão e a fibromialgia.
Algumas mudanças de hábitos podem ajudar a diminuir o risco de ter aquela noite mal dormida.

Portanto preste atenção.
Horário regular de dormir

Dormir todos os dias na mesma hora faz com que seu corpo se programe para descansar sempre no mesmo período do dia.

Segundo especialistas, a definição de um horário para dormir e também para acordar diariamente faz com que o corpo gaste e recupere as energias de maneira mais eficiente, diminuindo assim as chances de se ter insônia.

Manter o peso

O não controle do peso, além de trazer problemas de saúde ainda pode atrapalhar o seu sono.

As pessoas obesas têm mais chances de enfrentar problemas como o ronco e a apneia, por exemplo, tornando a qualidade do sono bastante baixa.

Portanto além de evitar problemas mais sérios de saúde, o controle de seu peso também interfere na qualidade de seu sono, então nada melhor do que controlar o peso.

Saia da cama

Quando estamos com insônia o pior erro que cometemos é continuar deitados nela até conseguirmos dormir.

Neste caso o melhor a se fazer, caso seu sono não apareça na próxima meia hora é levantar-se da cama e procurar alguma atividade relaxante para fazer.

Evite consumo de cafeína

Como não é novidade para ninguém, a cafeína é uma substância estimulante, e por causa disso acaba atrapalhando o nosso sono.

Por isso o ideal é que você evite consumir alimentos que contenham esta substância após as 18 horas.

Na verdade o ideal é evitar o excesso destes alimentos após o almoço.

Deixe o cigarro

Além das patologias conhecidas causadas pelo hábito de fumar, a insônia faz parte desta lista.

O fumante durante o sono se abstém da nicotina, o que acaba provocando disparates ao longo da noite, atrapalhando assim seu merecido descanso.

Modere no álcool

Por mais que em algumas pessoas a ingestão de bebidas alcoólicas acabam ajudam a pegar no sono, não se engane, na verdade a substância acaba prejudicando a fase profunda do sono.

É claro que existem mais dicas que podem ser incorporadas ao seu dia a dia para melhorar suas noites de sono.

Nesta que passamos resolvemos dar somente alguma ideia de que algumas mudanças de hábitos simples, podem lhe ajudar a ter uma noite tranquila.

O melhor a se fazer quando a situação fugiu do controle é procurar um médico para que ele te indique o melhor tratamento para o problema.

Nenhum comentário: